Rational Acoustics



medrmf
December 22nd, 2013, 05:32 PM
Ao fazer pela primeira vez medições com o SMAART visando obter dados acústicos de salas (RT60, etc) surgiram algumas dúvidas. Entendo que devo escolher um FFT que permita um tempo de análise no mínimo suficiente para "escutar" todo o tempo de decay da sala. A dúvida é de como é gerada a resposta ao impulso do SMAART a partir de ruído contínuo como o ruído rosa? Onde posso obter informação sobre esse processo? Pude ver que apesar do ruído contínuo utilizado, ao ouvir uma resposta ao impulso gravada pelo SMAART (o arquivo.wav), o que ouvimos é como se fosse um impulso real. Dessa dúvida surge outra em relação a correta medição. Qual seria o melhor sinal a ser usado já que o SMAART não tem em seu gerador impulsos, propriamente ditos para que possa fazer essa análise?

Fernando Fortes
December 22nd, 2013, 07:18 PM
Vamos lá Rômulo.
As medições acústicas são obtidas através do módulo de resposta ao impulso (IR) exclusiva na versão Smaart 7 (a versão Di não possui este módulo).
Existem duas formas básicas para se obter uma resposta ao impulso de uma sala: (1) através da gravação (isto mesmo, uma gravação simples de um canal de medição) da resposta da sala quando excitada por um impulso (pistola própria para isto, balão estourando) usando-se o botão redondo (rec) ao lado do botão stop; (2) através do cálculo da transformada inversa de fourier da função de transferência da sala. Através do botão (play). Nesta segunda opção, o aconselhado é medir uma FFT bem grande para poder medir adequadamente todas as reflexões e conseguir chegar no nível de ruído da sala (que pode ser de alguns segundos, por isso um tempo longo de FFT).
Você pode também obter a resposta ao impulso usando um gravador de áudio e usando uma excitação impulsiva e depois carregando (load) a resposta ao impulso (arquivo wav).
Lembre-se que se usar o seu sistema de som para medição do RT60, está com a caixa de som dentro do sistema, então, por isso que engenheiros acústicos costumam usar fontes mais reais como a pistola e o balão.

Abraços!